Berlim para Mãos de Vaca – Topografia do Terror, convivendo com o horror nazista

Berlim para Mãos de Vaca – Topografia do Terror, convivendo com o horror nazista

Nenhum Comentário

By Henry Bugalho

Talvez em mais do que qualquer outra cidade alemã, é impossível caminhar pelas ruas de Berlim sem se deparar com a sombra dos horrores do nazismo. Seja na dura e inconfundível arquitetura fascista, seja numa aura de culpa que paira sobre vários monumentos estrategicamente espalhados pela cidade.

A exposição “Topografia do Terror” (em alemão Topographie des Terror) é uma destas grandes e importantes experiências para vivenciar e tentar compreender, como se isto fosse possível, a dimensão da tragédia que recaiu sobre o mundo naqueles anos de governo nazista sob a liderança de Hitler.

A exposição foi construída sobre a antiga sede da Gestapo, a cruel polícia secreta nazista, e da SS, onde presos políticos foram torturados e executados. Atualmente, resta somente as ruínas excavadas dos porões e um trecho do Muro de Berlim que passava por perto.

A verdadeira exposição está no interior do pavilhão ao lado, narrando a trajetória de ascensão do partido nazista em 1933, a escalada da perseguição a judeus, ciganos, comunistas, homossexuais, deficientes físicos e mentais, além de todas as etapas durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, como a Alemanha teve de se reconstruir moralmente, levando em consideração que grande parte da população contribuiu, de algum modo, para que o nazismo pudesse perpretar tantos horrores.

É uma exposição bastante pesada e deprimente, que nos leva a avaliar o valor da vida humana e a aparente falta de limites da barbárie.
Os textos da exposição estão em inglês e em alemão e há visitas guiadas gratuitas nestes idiomas diariamente. Para outras línguas, como português, é preciso fazer um agendamento e ter o mínimo de 7 integrantes.

A entrada para a exposição é sempre gratuita, e ela fica aberta de segunda a domingo das 10 da manhã às 8 da noite.

Para chegar, é possível descer com o S-Bahn ou com o U-Bahn na estação Potsdamer Platz e seguir para o sul. Este percurso é ótimo para ver os edifícios nazistas remanescentes e também para dar uma esticada até o Checkpoint Charlie, o mais famoso ponto de travessia entre as antigas Alemanhas Oriental para a Ocidental.

Topographie des Terror

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes – FAQ.

Leia mais …

Category: alemanha nazista, berlim para mãos de vaca, dicas alemanha, dicas Berlim, topografia do terror, topographie des terror

About the author:

Leave a comment

Mídias Sociais

Back to Top