10 de Maio – Dia do Guia de Turismo

10 de Maio – Dia do Guia de Turismo

Nenhum Comentário

By Blog Decolar.com

No próximo dia 10 de maio é comemorado o Dia do Guia de Turismo. Esses profissionais são responsáveis por receber os turistas de forma calorosa, além de auxiliá-los para que façam uma viagem inesquecível. Mas, você sabe como surgiu essa profissão?

A profissão é antiga, possui os primeiros relatos por volta de 440 a.C. quando alguns soldados eram responsáveis por orientar militares durante as guerras por territórios totalmente desconhecidos. Porém, foi em 1993 que a profissão foi reconhecida pela legislação brasileira.

Os Guias de Turismo se tornaram sinônimo de receptividade. Eles possuem a função de acompanhar, orientar e informar os turistas em viagens nacionais e internacionais, fazendo com que os mesmos conheçam a cultura e os costumes locais, os principais pontos turísticos e possam usufruir de todos os passeios com segurança.

O guia, para se tornar um profissional exemplar, deve ser carismático, estudar sobre a história da região em que apresentará aos turistas e possuir noções básicas de segurança. Além disso, ele tem como papel principal transmitir a consciência ambiental para que os viajantes preservem o destino visitado e mantenham a beleza e tradição do local.

Essa é uma das poucas profissões que são regulamentadas por lei na área do Turismo. Quem se interessar em ser guia, deve procurar cursos em instituições de ensino regulamentadas pelo Ministério do Turismo e escolher a certificação para guia regional, estadual, nacional, entre outras vertentes.

Essa é uma data muito importante para nós e deve ser celebrada com muito carinho, pois são esses profissionais que tornam a viagem de muitos turistas inesquecíveis e são responsáveis por estimular novas viagens, fazendo com que o mercado turístico cresça cada vez mais. Parabéns a todos os Guias de Turismo!

Leia mais …

About the author:

Leave a comment

Mídias Sociais

Back to Top