Overbooking e troca de aeronave

Overbooking e troca de aeronave

Nenhum Comentário

Olá Viajantes,

Em alguns casos, o passageiro pode ser impedido de embarcar no voo que havia planejado:

  • Manutenção não programada: todas as vezes que uma aeronave chega a um aeroporto ela é inspecionada pela equipe de manutenção. Se for preciso qualquer tipo de manutenção não programada, será preciso trocar os passageiros de avião e nem sempre a companhia dispõe de aeronave reserva no local. Os passageiros terão que ser reacomodados em outros voos.

  • Aeronave em outro aeroporto: um avião pernoita normalmente em um aeroporto de menor movimento e, quando inicia sua jornada, percorre várias cidades. Se um aeroporto amanhece fechado por mau tempo, aquele avião não poderá decolar. Isso cria um efeito cascata, já que os passageiros nos outros aeroportos, que também esperavam por aquele avião, terão que ser reacomodados em outros voos.

  • Overbooking (preterição de passageiro): ocorre quando uma empresa vende mais assentos do que os disponíveis no avião, considerando que uma parte dos passageiros, por alguma razão, não se apresentará para viajar (no show). Mas se todos os passageiros comparecem para o voo, os excedentes terão que ser reacomodados em outros voos.

Pelas legislação da viação civil em vigor no Brasil, a companhia aérea deve oferecer assistência ao passageiro: comunicação (serviço de telefone ou e-mail), alimentação (vale para ser trocado em restaurantes do aeroporto) e -se for o caso- hospedagem e transporte entre aeroporto-hotel-aeroporto.

A companhia também deve providenciar reacomodação do passageiro em outro voo da mesma empresa ou endossar o bilhete para outra empresa, ou ainda – se o passageiro desistir de viajar – oferecer re-embolso integral do bilhete.

Até a próxima!

About the author:

Leave a comment

Mídias Sociais

Back to Top